Quem foi a Professora Lourdes Silva?
Para seus ex alunos, Dona Lourdes foi uma mulher "corajosa e lutadora, que se deu por inteira à causa da educação. Aquela que não tem nunca a tarefa acabada. Aquela que o ócio abala, mas não derruba. Aquela que construiu uma cidade, não de pedras, mas de homens".
No livro Record...Ações, de autoria da própria Professora Lourdes, inicia, na página 1, descrevendo o seu nascimento, dando o nome ao capítulo de 1914, ano de seu nascimento:
"Em julho desse ano fatídico, estourava na Europa a primeira Guerra Mundial. Sangrenta como todas as guerras. Horrorosa como qualquer delas.
O mundo todo lamentava a tragédia que enlutava os lares e destruía cidades [...]
Foi nesse clima de tensão nervosa que, a três de dezembro, nasceu na casa paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Abadia, uma criança do sexo feminino. Uma criança como qualquer outra. Moreninha, miudinha, (ia escrevendo feinha, mas tive pena dela).
Filha de Alfredo Godofredo e Maria Cristina da Silva, tomou na pia batismal, o nome de Lourdes. Quero dizer com tudo isso que acabo de lhes comunicar minha chegada a este mundo, mundo louco.
Dizem que abri os olhos muito precocemente. Seria já curiosidade? Sei lá... Poderia ser premonição?... Talvez".
Diante disto, havemos de convir que não poderia ser diferente. O primeiro ProInfância da cidade de Frutal recebeu como patrona (ou será patronesse?) a própria Lourdes Silva que desde muito cedo provou ser uma visionária, além de ótima e estudiosa professora. Pela sua dedicação à profissão recebeu várias homenagens em vida, entre tantas, possui inclusive uma associação de ex alunos. Com grande merecimento, inclusive!
Diante disto, havemos de convir que não poderia ser diferente. O primeiro ProInfância da cidade de Frutal recebeu como patrona (ou será patronesse?) a própria Lourdes Silva que desde muito cedo provou ser uma visionária, além de ótima e estudiosa professora. Pela sua dedicação à profissão recebeu várias homenagens em vida, entre tantas, possui inclusive uma associação de ex alunos. Com grande merecimento, inclusive!
De todos os acontecimentos descritos no livro, Professora Lourdes, finaliza-o da seguinte maneira:
"Terminando este trabalho verifico que, meu ontem foi muito fácil de ser descrito. Os acontecimentos vinham-me à mente como se fossem um filme. Nitidamente. Sem confusões, tudo muito às claras. O hoje está corrente sem coisa alguma digna de nota. E o amanhã? nunca será atingido. Será sempre amanhã. É uma incógnita que "deixo p'rá lá". Entrego-o para Deus". (SILVA, p. 266, sem ano)
Sobre O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lourdes Silva
Sobre O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lourdes Silva
Ao estudar os documento principais da Instituição que leva o nome da Sra. Lourdes Silva, entre eles, o Projeto Político Pedagógico, encontra-se o seguinte texto:
O
Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lourdes Silva, foi criado no
ano de 2008, pela Lei Municipal Nº 5.466, de 15 de setembro de 2008 e tem como
Entidade Executora e Mantenedora, a Prefeitura Municipal de Frutal, inscrita no
CNPJ: 18.449.132/0001-60.
Situado
à Rua Valentim Ferreira de Queiroz Neto nº 625, na cidade de Frutal – Minas
Gerais, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lourdes Silva,
presta à sociedade de Frutal um atendimento na área educacional e assistencial
às crianças de 4 meses a 5 anos, na Educação Infantil, à partir do regime de
apoio socioeducativo e em período integral.
Levando-se
em conta a realidade dos beneficiários e as metas da instituição, o presente
Projeto Político Pedagógico, foi elaborado, com a participação de todos os
educadores que, juntos, constroem o processo educativo da instituição. Para
tal, foram consideradas as dimensões pedagógicas, comunitária e administrativa,
envolvendo todos os segmentos, considerando o que as pessoas sentem, desejam e
pensam dentro de um processo democrático.
O
centro de todo trabalho educativo é a criança, sua família e o ideal de uma
sociedade mais justa, solidária, que se abra aos valores e ao compromisso.
Nesse sentido, foram realizadas reuniões para a elaboração do presente Projeto
Político Pedagógico, caracterizadas por intensos estudos, partindo da realidade
de conhecer melhor os educandos os quais o CEMEI atende, para que os objetivos
e metas estabelecidos sejam alcançados com sucesso no trabalho educativo.
De
acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, que
coloca a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica,
atribuindo-lhe como finalidade: “a educação infantil, primeira etapa da
educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de
até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,
complementando a ação da família e da comunidade” (Art. 29), o Centro Municipal
de Educação Infantil Professora Lourdes Silva busca propiciar situações que
possam contribuir para ressaltar a garantia da igualdade de tratamento e de
respeito às diferenças.
IDENTIFICAÇÃO
1.1
Centro
Municipal de Educação Infantil Professora Lourdes Silva
Endereço: Rua
Valentim Ferreira de Queiroz Neto nº 625
Bairro:
Jardim das Laranjeiras
Fone:
(034) 3423-8028
CEP:
38.200.000
Frutal
/ MG
Localização: Zona Urbana
1.2
Mantenedora:
Prefeitura Municipal de Frutal
Endereço: Praça
Doutor França, 100
Bairro: Centro
Fone: (034) 3423-2800
CEP: 38.200.000
Frutal / MG
E-mail: gabinete@frutal.mg.gov.br
No Estágio Supervisionado
Estagiei em todas as salas da Instituição e tive uma ótima impressão do lugar e dos profissionais. As crianças e a comunidade escolar são participativas e responsáveis.
O estágio supervisionado que preparei foi sobre Contação de Histórias. Todas as crianças da Instituição se reuniram no patio e apresentamos para toda a escola. Cantei diversas músicas no auditório, ensinei algumas, encenei histórias como o conto de fadas A Branca de Neve e trabalhei conceitos e valores com a história "Aquarela, O palhaço que tinha medo do escuro, da autora Marta Moreira Mendes.
Fui muito bem recepcionada e as crianças participaram ativamente das atividades propostas. Propus um trabalho de pintura facial em cada uma das crianças e recebi o apoio de todos os docentes. Cada um dos alunos se sentiu o próprio Palhacinho Aquarela da história. Ao finalizar, cantamos e dançamos músicas com o tema do livro.
Fui muito bem recepcionada e as crianças participaram ativamente das atividades propostas. Propus um trabalho de pintura facial em cada uma das crianças e recebi o apoio de todos os docentes. Cada um dos alunos se sentiu o próprio Palhacinho Aquarela da história. Ao finalizar, cantamos e dançamos músicas com o tema do livro.
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