O
pensamento freiriano vai além de métodos e técnicas simplistas de educar, ele
cria um modo novo de pensar a educação de forma a promover a transição do homem
para atingir a consciência crítica, criadora, comunicativa e criadora. Freire
apresenta uma prática comprometida com as massas propondo a luta pela
transformação das estruturas opressivas da sociedade classista e a
transformação da realidade a partir da verdadeira solidariedade.
Paulo Freire classifica a
consciência em estados como; intransitivo, transitivo ingênuo e pensamento
crítica. Esta última entende-se como auge educativo para Freire, pois o
educando participa de forma reflexiva, crítica e ativa do seu processo
histórico, social e cultural.
A sociedade recebe diferentes graus
de transição na concepção freiriana. Em uma sociedade fechada supõe-se a conservação
do status; em uma sociedade alienada,
prevalece a imitação e a consagração de modelos estrangeiros; numa sociedade em
transição, ocorre um processo de desalienação a partir de uma posição
progressista e reacionária onde as massas exigem a sua participação e descobrem
na educação um canal para um novo status e
começam a exigir mais escolas (Educação das massas), por fim; esta sociedade
passa a ser democrática, justa e livre, oportunizando a reflexão do pensamento
crítico das massas que agem para mudar uma realidade.
Estas transições citadas
anteriormente pressupõem uma sociedade capaz de mudar sua realidade de
oprimidos para uma sociedade de iguais da qual, liberta seus oprimidos que
passam a fazer uso de um pensamento crítico.
Ao estudar as concepções freirianas
devemos, enquanto educadores, superar o pensamento tradicional e nos colocarmos
à disposição de uma educação comprometida verdadeiramente com a transformação
da sociedade e do cidadão e atingirmos, o mais urgente, a urgente mudança
social com a crescente participação popular.
Diante desses pressupostos, podemos
compreender o nosso papel social enquanto pedagogo no sentido de aflorar a
esperança crítica de uma sociedade melhor e mais justa.
Isto é Filosofia, atingir uma
reflexão a partir do diálogo e de questionamentos que surgem a partir da
inquietude, da insatisfação com a realidade e do desejo de mudança.
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