domingo, 4 de maio de 2014

Filosofia na educação segundo Paulo Freire

          O pensamento freiriano vai além de métodos e técnicas simplistas de educar, ele cria um modo novo de pensar a educação de forma a promover a transição do homem para atingir a consciência crítica, criadora, comunicativa e criadora. Freire apresenta uma prática comprometida com as massas propondo a luta pela transformação das estruturas opressivas da sociedade classista e a transformação da realidade a partir da verdadeira solidariedade.
            Paulo Freire classifica a consciência em estados como; intransitivo, transitivo ingênuo e pensamento crítica. Esta última entende-se como auge educativo para Freire, pois o educando participa de forma reflexiva, crítica e ativa do seu processo histórico, social e cultural.
            A sociedade recebe diferentes graus de transição na concepção freiriana. Em uma sociedade fechada supõe-se a conservação do status; em uma sociedade alienada, prevalece a imitação e a consagração de modelos estrangeiros; numa sociedade em transição, ocorre um processo de desalienação a partir de uma posição progressista e reacionária onde as massas exigem a sua participação e descobrem na educação um canal para um novo status e começam a exigir mais escolas (Educação das massas), por fim; esta sociedade passa a ser democrática, justa e livre, oportunizando a reflexão do pensamento crítico das massas que agem para mudar uma realidade.
            Estas transições citadas anteriormente pressupõem uma sociedade capaz de mudar sua realidade de oprimidos para uma sociedade de iguais da qual, liberta seus oprimidos que passam a fazer uso de um pensamento crítico.
            Ao estudar as concepções freirianas devemos, enquanto educadores, superar o pensamento tradicional e nos colocarmos à disposição de uma educação comprometida verdadeiramente com a transformação da sociedade e do cidadão e atingirmos, o mais urgente, a urgente mudança social com a crescente participação popular.
            Diante desses pressupostos, podemos compreender o nosso papel social enquanto pedagogo no sentido de aflorar a esperança crítica de uma sociedade melhor e mais justa.

            Isto é Filosofia, atingir uma reflexão a partir do diálogo e de questionamentos que surgem a partir da inquietude, da insatisfação com a realidade e do desejo de mudança. 

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